domingo, 30 de novembro de 2008
Clique Aqui p/ Imagens e Mensagens de [red]Desenhos animados[/red]
~> [red]Novidade[/red] <~ Clique Aqui p/ Adicionar [red]Músicas[/red] ao Orkut
Não estou em sala de aula, mas acredito que seria mais atrativo para os alunos se o professor utilizasse slides para diversificar as aulas, tendo o cuidado de fazer produções não muito extensas e sem esquecer o teor do conteúdo. Fico imaginando como seria fazer slides com as fábulas, clássicos da literatura infantil, acho que voltaria a ser criança. Adoraria ter um professor com essa desenvoltura.
A internet está explodindo também na educação. Nela encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. As pesquisas na internet devem ser integradas a outras tecnologias - vídeo, televisão, jornal- dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta. Assim, o aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. Deve-se ter o cuidado de não perder tempo com
informações pouco significativas, já que na "net" corre-se o risco de dispersar-se.
Segundo Moran: "Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender. [...] O poder da interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes. [...]A profissão fundamental do presente e do futuro é educar,[...]integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica".
Portanto, sejamos curiosos e não acomodados.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006
O papel do professor nestes novos tempos em que a mídia toma um grande espaço está sendo o de formar um conhecimento coletivo começando por ele mesmo, já que, para conseguir esta proeza, deve buscar também esse conhecimento. E essa mudança implica em como o professor deve atualizar-se e preparar a sua aula com a criação de um material didático multimídia com um programa de autoria ou num LMS (sistema de gerenciamento de aprendizagens nos cursos presenciais). Diante desses desafios, o professor só poderá responder se tiver desenvoltura no uso de intrumentos de informática, na leitura e na confecção de textos hipermediáticos, na abordagem de temas interdisciplinares e, portanto, se reivindicar meios de dispor de tempo regular para a sua formação continuada. A escola também deve repensar em modificar-se, adequar-se, para compartilhar do ciberespaço, dando assim, um respaldo para o professor.
http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf
http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
sábado, 15 de novembro de 2008
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
A Educação que desejamos.
Li um texto que faz parte do livro: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá, do Profº. José Manuel Moran.
Me passou uma idéia um tanto quanto utópica de escola. Fiquei imaginando a escola dos meus sonhos: Muitos recursos tecnológicos pedagógicos em sala de aula e na escola como um todo, profºs capacitados, ambientes de pesquisa, softwares, entre outros sonhos. Pode ser que não esteja tão longe de se realizar, visto que a escola em que trabalho já tem muitos recursos. Talvez falte explorá-los um pouco mais.
Sabemos que a educação é um dos elementos fundamentais para a transformação. Não só a escolar, mas a educação em toda sua amplitude. Portanto, faz-se necessário fazer o caminho, correndo riscos e desafios, revendo qual o nosso papel enquanto professores, gestores, escola e comunidade.
E prá terminar, o Profº José Manuel Moran nos cita em seu livro: "Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola, do trabalho e da vida em todas as suas dimensões."
MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007, p.167-169
Visitei o blog do Profº Moran e gostei muito. Indico a todos: Educação Humanista e Inovadora:
domingo, 2 de novembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)